Todos os anos, a CCILE e a Junta da Extremadura através da Extremadura Avante unem-se para organizar um Encontro de Vinhos alentejanos e extremenhos. Nestes encontros reúnem-se alguns dos pequenos e médios produtores vinícolas das duas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha que têm procurado internacionalizar as suas produções. 

Todos os anos, no ato de apresentação dos vinhos a concurso e entrega dos respetivos prémios assistem mais de uma centena de convidados, entre representantes do governo da Extremadura, o Embaixador e o Cônsul de Espanha em Portugal, representantes da Extremadura Avante, e empresários do setor vinícola do Alentejo e da Extremadura.

 

O XIV Encontro de Vinhos Alentejo/Extremadura realizou-se no dia 25 de outubro de 2016 no El Corte Inglés em Lisboa.
Na prova deste ano, uma organização conjunta da CCILE e da Junta de Extremadura, foram provados, no total, 104 vinhos DOC ou regionais do Alentejo e da Extremadura espanhola, inseridos em seis categorias distintas, quer para a produção espanhola quer para a produção portuguesa: rosés, vinhos biológicos, tintos jovens ou com menos de três meses de estágio em madeira, tintos com três a seis meses de estágio em madeira, tintos com mais de seis meses de estágio em madeira, brancos jovens e, finalmente, brancos maduros.

Os 104 vinhos a concurso foram produzidos por 16 adegas alentejanas e 14 extremenhas, que arrecadaram no final 32 prémios, consoante a pontuação obtida – Arabel de Ouro (10 prémios), Arabel de Prata (11) e Menções Honrosas (11).

A apreciação dos vinhos foi feita, como sempre, em prova “cega”, apresentando-se as garrafas tapadas e separadas apenas por categoria e região, frisaram os dois provadores, Fernando Melo e Pedro Cotilla.

Consulte aqui os vinhos vencedores!

 

vinhos 2016

 

  

Monday the 23rd. Câmara de Comércio e Industria Luso Espanhola © 2017 - Joomla Site Templates